6. DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL E FOMENTO DO EMPREGO

O desemprego está a subir consideravelmente e o seu registo estatístico só não sobe mais porque Esposende voltou a ser um concelho de emigração, tanto de mão-de-obra menos qualificada como de jovens com elevadas qualificações. É urgente:

1 – Contribuir para proteger os empregos existentes e estimular o surgimento de novos postos de trabalho.

2 – Estimular a contratação de desempregados de longa duração com especial atenção às mulheres.

3 – Estimular o surgimento de novas empresas, através da criação de parques industriais subsidiados pela autarquia, sempre com a obrigação de permanência por um mínimo de dez anos e da contratação de mão-de-obra esposendense, com especial incidência nas freguesias de Marinhas, Apúlia e Esposende. Pretendemos criar uma Loja de Negócios, local de apoio ao surgimento de novos projectos, de criação do próprio emprego e de divulgação da oferta de novos postos de trabalho.

4 – Iniciaremos um pacote de medidas de apoio aos empresários agrícolas e do sector das pescas através de acções de formação e enquadramento logístico e financeiro. Designadamente na área do apoio à gestão e organização de Pequenas e Médias Empresas.

5 – Lançamento do projecto “Esposende Digital” – onde se criará um parque embrionário para o surgimento de empresas ligadas às novas tecnologias.